Workshops CENTRARTE RS

Um momento de reconhecimento do meu trabalho na parceria fundamental com a CENTRARTE RS, pois ali solidifiquei meus saberes e vivências em ARTETERAPIA e tive a alegria de trabalhar em alguns grupos da pós-graduação. Momentos de muito aprendizado e prazer! 
Porto Alegre – Novembro 2007
Minha estréia com os grupos de Pós-graduação em Arteterapia na CENTRARTE RS foi com a temática da música e sua inserção em propostas de arteterapia. Um momento vivencial em que os alunos estavam chegando ao curso e o acolhimento com música e movimento foi muito agradável e divertido.


Perceber e sentir: Expressão Gráfica da Música
Criando danças significativas em grupo!

Caxias do Sul – RS – Dezembro 2007
Um grande grupo da pós em Arte Terapia se despede do curso e minha contribuição foi facilitar momentos de reflexão sobre esta passagem e a eminência da dissolução do grupo nesta configuração formal. As participantes puderam rever amores, tecer diálogos que não poderiam mais deixar de ocorrer, chorar e comemorar a separação. O grupo se expressou pela fala, pelas brincadeiras, compartilhando muita comida e champgne e com um pequeno amigo secreto com produções realizadas singelamente pelas mãos de futuros arteterapeutas.




Muita emoção e profundidade entre amigas de um lindo percurso!

Porto Alegre – Novembro 2009 – A trilha sonora da sua vida
Aguçar o sentido banalizado da audição e permitir deixar a música do coração tocar era o propósito poético deste workshop teórico-vivencial com mais um grupo de especialização da CENTRATE-RS. Com sons do coração e o movimento da dança entrei neste grupo oferecendo aos participantes a percepção que escolhemos da trilha sonora da nossa vida. Também Orfeu nos acompanhou na percepção que música aciona nossas emoções mais profundas sem que nada possamos fazer para evitar, ela nos impregna sem pedir licença e de tão significativa está registrada na ancestralidade entre os dons preciosos dos deuses do Olimpo Grego. A música nos move deliberadamente!
Neste encontro meditamos dançando para ouvir os sons além.
Percebemos que o que se canta e como se canta fazem sempre diferença.


E assim, podemos lançar mão da música como catalizadora nas propostas de arteterapia com as bençãos celestiais.
Porto Alegre e Bento Gonçalvez - 2009 - Educação Afetiva
Fui agraciada com a missão de levar a esta turma de Pós Graduação em Arte Terapia momentos teóricos/vivenciais permeados pela temática da EDUCAÇÃO AFETIVA. Foram 16 horas de muito prazer!
Com o objetivo de trazer a tona a importância do afeto na nossa constituição como indivíduos íntegros e resgate de expressões autênticas de afetividade a quem facilita como Arteterapeuta, trabalhamos a criança interior acionando a base relacional afetiva procurando estimular a percepção de que estamos impregnados pela nossa perspectiva histórica na construção de nossos vínculos atuais. Propus a contação de histórias existenciais, o movimento expressivo através de jogos e danças em grupo, a imagética, a construção de mosaicos de papel e por último bordado com tecidos.


Em mosaicos de papel, cada participante juntou pedacinhos de si!



Construido LINHAS DE VIDA:
Desenho de uma história!

Costuras e emendas, caminhos de construções!
Vidas em perspectivas!
Linhas da Vida bordadas com delicadeza da existência única!

Em Bento Gonçalves foram dois encontros, porém, não possuo registro fotográfico. Um grupo muito atento e participativo. Levei minhas atividades em escola com o Projeto APRENDENDO A SER E A CONVIVER,  desenvolvido em Arte Terapia. Realizamos jogos e movimentos no grupo. Também levei o uso dos contos de fada e a base da psicologia para tal uso com as crianças ou os adultos! Da mesma forma, foi um presente ter passado pelo grupo afetivo e participativo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Rute Rodrigues - Doctoralia.com.br